terça-feira, 2 de novembro de 2010

LIONS CLUBE DE CLEVELÂNDIA ALERTA SOBRE DIABETES

Os Lions Clubes combatem as causas evitáveis da perda da visão e da cegueira durante todo o ano. Mas existem momentos especiais em que nos dedicamos a destacar nossa luta contra a perda da visão. Nesses períodos, os Lions Clubes são ainda mais atuantes, é o caso dia dia 14 de novembro: Dia Mundial na Luta contra o Diabetes.

Estatísticas da Organização Mundial da Saúde:


"Conforme a Organização Mundial da Saúde, o diabetes afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo mundo e é responsável anualmente por 5% de todas as mortes. 80% das pessoas que têm a doença vivem em países de baixa ou média renda. A estimativa é de que até 2025, esse número aumente para 380 milhões de pessoas. Dados do Ministério da Saúde apontam que a ocorrência do diabetes no Brasil é de 5,2% na população acima de 18 anos, o que representa cerca de 9 milhões de pessoas. Recentemente, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que 40% da população brasileira esta acima do peso e entre eles estão os jovens e adolescentes. O Ministério da Saúde estima que o diabetes atinge 30% da população. As estatísticas partem do pressuposto que milhares de diabéticos não sabem que são portadores da doença. Portanto, só procuram ajuda médica quando os sintomas se agravam. 
O diabetes não tem cura, mas é perfeitamente possível controlá-lo e o individuo pode levar uma vida normal, com alimentação adequada, exercícios físicos e medicamentos (mas nem todos os pacientes precisam dos medicamentos).
As pessoas com diabetes correm o risco de perder a visão, devido a retinopatia diabética.Aproximadamente 2% de todas as pessoas que tiveram diabetes por 15 anos ficam cegas, enquanto que cerca de 10% desenvolvem uma grave deficiência visual. Existem fatores de risco relacionados ao diabetes e à visão. Existem indícios, por exemplo, de que hipertensão arterial e tabbagismo podem piorar a doença diabética dos olhos". Fonte: Organização Mundial da Saúde,2010.

Na apresentação das estatísticas no Blog, com relação as pesquisas  apresentadas pela Organização Mundial da Saúde, comprova cientificamente que ainda, existem um índice muito alto de pessoas que possuem este tipo de doença,  e ainda corre muitos riscos de estar  com diabete.  É por essa razão, por afetar diretamente a visão das pessoas, a preocupação dos LIONS Clubes do mundo inteiro, trabalharem unidos para conscientizar as pessoas e evitar o Diabetes, pois a Associação Internacional de Lions Clubes se move em prol da manutenção da visão. Portanto, o Lions Clube de Clevelandia também adotou o método na  conscientização acerca do diabetes, com um compromisso de longo prazo com a comunidade. O desempenho do projeto, através da educação das pessoas quanto diabete, e na pesquisa ao encontro dessas pessoas  precoces com diabetes. Através de um exame simples, orientar para ir na busca por  locais específicos: hospitais, etc.


 Mais uma vez, os "Leoes em ação" para promover o bem estar da comunidade Clevelandence. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens recentes>>>